top of page
Foto do escritorGuilhherme Ferreira Cruz

Protocordados

Os Protocordados são cordados não vertebrados. Sendo cordados, possuem suas características gerais, como fendas faringeanas, tubo nervoso oco dorsal, cauda muscular pós-anal e notocorda. Porém algumas características os diferem dos demais cordados, como ausência de crânio e de coluna vertebral. Os Protocordados se subdividem em dois grupos: urocordados e cefalocordados

Urocordados (ou Tunicados)

Os urocordados são seres marinhos e filtradores. Seu principal representante é as ascídias, que possuem poucos centímetros de comprimento. São animais sésseis, sendo apenas a larva um ser nadante. Eles são revestidos por uma túnica formada de tunicina, têm seu sistema circulatório parcialmente aberto, notocorda na região caudal durante o desenvolvimento larval e não possuem um sistema excretor, realizando a excreção por difusão celular.


A respiração, nesses animais, é branquial. A hematose ocorre dentro das fendas branquiais, enquanto a eliminação do gás carbônico ocorre por difusão na faringe.

A reprodução dos urocordados é externa, e o desenvolvimento é indireto, ou seja, possui fase larval. São hermafroditas, podendo se reproduzir sexuadamente. Podem, também, se reproduzir assexuadamente por brotamento, processo no qual sucessivas mitoses formam um novo indivíduo na lateral do corpo já existente.


Os urocordados se alimentam de partículas encontradas na água. Esse processo se inicia pelo sifão inalante, estrutura pela qual a água que será filtrada entra para o átrio do animal, a cavidade interna. Essa cavidade é revestida por uma camada repleta de glândulas, o endóstilo, cuja função é formar uma malha onde as partículas de alimento ficam aderidas. Cílios provocadores da corrente hídrica puxam essas partículas para o esôfago, que daí vai para o estômago e depois para o intestino, todas estruturas onde ocorre a digestão. Depois desse processo, as excretas, bem como a água já filtrada, saem do corpo através do sifão exalante.


Cefalocordados

Os cefalocordados também são seres marinhos de poucos centímetros, são nadantes e possuem o corpo achatado latero-lateralmente com ambas as extremidades afiladas. Vivem semi-enterrados na areia, se alimentando de partículas de alimentos encontradas na água. São representados, principalmente pelo anfioxo.


Nos cefalocordados, a notocorda caudal persiste até a fase adulta e funciona com um esqueleto dinâmico.

Eles respiram por brânquias encontradas na parte anterior do corpo e também pela superfície do corpo (respiração cutânea).

O sistema circulatório dos cefalocordados é fechado, a excreção ocorre por difusão celular. O sistema nervoso é composto, basicamente, pelo tubo nervoso, encontrado em cima da notocorda, e por uma dilatação desse tubo na parte anterior do corpo, que forma a vesícula cerebral.

A reprodução dos cefalocordados é externa, enquanto o desenvolvimento é direto (sem fase larval). Esse grupo é dioico, ou seja, os sexos são separados.

O sistema digestório inicia-se pela boca, que possui filamentos externos responsáveis por criar a corrente hídrica que atrai água e partículas alimentares para o animal. Os cefalocordados possuem intestino, onde ocorre digestão extracelular. Por fim, possuem um ânus, que elimina os restos não aproveitados diretamente para o exterior do corpo. Vale ressaltar, portanto, que o sistema digestório dos cefalocordados é unidirecional.


Bons estudos.


Fontes:

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page