Algas:
A ficologia é o ramo da biologia que estuda as algas, uma parte do reino protoctista. Mesmo possuindo algumas características fundamentais, as algas não se encaixam no reino das plantas. Entre essas características está a parede celular composta por celulose, os cloroplastos e mantimento de amido como reserva energética. O que diferencia as algas das outras plantas, no entanto, é a ausência de tecidos verdadeiros. As algas não possuem, como as plantas, células diferenciadas e específicas, mas sim um emaranhado de células iguais. Algumas das características principais das algas são as seguintes:
As algas são seres unicelulares ou pluricelulares.
Eucariontes.
Autótrofos fotossintetizantes, podendo ser mixótrofos.
Fazem parte do fitoplâncton.
Vivem em ambientes terrestres húmidos ou em ambientes aquáticos (água doce ou salgada).
As algas são divididas em diversos filos:
Bacillariophytas (diatomáceas)
Dinophyta (dinoflagelados)
Phaeophyta (algas pardas)
Chlorophyta (algas verdes)
Rhodophyta (algas vermelhas)
Euglenophyta (euglenas)
Reprodução:
As algas podem se dividir sexuada e assexuadamente.
A reprodução assexuada ocorre de três maneiras principais: fragmentação e divisão binária (cissiparidade):
Por divisão binária, uma célula-mãe se divide e forma duas células-filhas geneticamente idênticas. Esse processo ocorre, principalmente, nas algas unicelulares.
Na fragmentação ocorre a fragmentação (quebra) do talo de uma alga em dois. Após a quebra, cada talo se divide por mitose produzindo dois novos talos.
A reprodução sexuada das algas pode ocorrer de três maneiras: meiose zigótica, conjugação e alternância de gerações:
Na conjugação, que acontece nas algas verdes filamentosas, ocorre a troca de material genético por meio de uma ponte entre células sexualmente compatíveis. Após a fusão é gerado um zigoto diploide que se divide por meiose e gera novos seres haploides.
Na meiose zigótica, dois organismos adultos haploides sexualmente compatíveis se fundem, num processo denominado plasmogamia (fusão do citoplasma). Após essa fusão, ocorre a fusão dos núcleos, ou cariogamia, que funde o material genético. Esses processos formam um zigoto diploide. Esse zigoto, então, se divide por meiose e gera quatro novos organismos haploides.
Na alternância de gerações, que ocorre em algumas algas verdes, vermelhas e pardas, a alga passa por uma fase diploide (esporófito) e uma fase haploide (gametófito). Quando o organismo é esporófito, ele gera quatro esporos haploides que amadurecem por mitose e formam gametófitos maduros. Esses gametófitos geram esporos, que fecundam formando um zigoto. O zigoto, por sua vez, origina um novo esporófito.
Protozoários:
Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu.
Uma característica típica de suas células é a presença de vacúolos contráteis ou pulsáteis, com função de realizar regulação osmótica.
Devido à diferença de concentração entre o citoplasma e o ambiente externo, há entrada constante de água por osmose. Assim, o vacúolo controla a quantidade de água, recolhendo e eliminando o excesso.
Classificação
As suas classificações são de acordo com o seu meio de locomoção. Podendo ela ser por meio de flagelos, cílios e ainda existem aqueles que possuem extensões fluidas do próprio corpo. Classificando-os assim:
Filo Sarcodina: Possui uma locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica);
Filo Mastigophora: Possui o deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e Trichonympha);
Filo Ciliophora: Sua movimentação é mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium);
Filo Sporozoa: não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária)
Reprodução:
Reproduzem-se assexuada e/ou sexuadamente.
A reprodução sexuada ocorre por conjugação, que consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e troca de material genético dos micronúcleos.
A digestão desses seres é intracelular, chamado de fagocitose. Eles lançam pseudópodes (projeção da membrana celular) para englobar o alimento. Dentro dessa bolsa, fagossomo, onde fica o alimento são lançadas enzimas para digestão. Quando o fagossomo está com enzimas passa a ser chamado de fagolisossomo, o vacúolo digestivo, lançando o que não foi digerido para fora da célula, processo chamado de clasmocitose.
A reprodução assexuada ocorre por meio da divisão binária ou bipartição longitudinal.
Bons estudos.
Referencias bibliográficas:
https://www.todamateria.com.br/protozoarios/
http://cienciasbiologicas119.blogspot.com.br/2014/11/protozoarios.html
https://corujabiologa.wordpress.com/2017/08/15/vamos-cultivar-protozoarios-de-uma-poca-de-agua/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-protista.htm
https://planetabiologia.com/os-protozoarios-caracteristicas-classificacao-resumo/
https://www.slideshare.net/nelsoncosta1829/aula-completa-reino-protista
Comments