top of page
Foto do escritorGuilhherme Ferreira Cruz

Reino protoctista

Algas:


A ficologia é o ramo da biologia que estuda as algas, uma parte do reino protoctista. Mesmo possuindo algumas características fundamentais, as algas não se encaixam no reino das plantas. Entre essas características está a parede celular composta por celulose, os cloroplastos e mantimento de amido como reserva energética. O que diferencia as algas das outras plantas, no entanto, é a ausência de tecidos verdadeiros. As algas não possuem, como as plantas, células diferenciadas e específicas, mas sim um emaranhado de células iguais. Algumas das características principais das algas são as seguintes:

  • As algas são seres unicelulares ou pluricelulares.

  • Eucariontes.

  • Autótrofos fotossintetizantes, podendo ser mixótrofos.

  • Fazem parte do fitoplâncton.

  • Vivem em ambientes terrestres húmidos ou em ambientes aquáticos (água doce ou salgada).

As algas são divididas em diversos filos:

  • Bacillariophytas (diatomáceas)

  • Dinophyta (dinoflagelados)

  • Phaeophyta (algas pardas)

  • Chlorophyta (algas verdes)

  • Rhodophyta (algas vermelhas)

  • Euglenophyta (euglenas)


Reprodução:


As algas podem se dividir sexuada e assexuadamente.

A reprodução assexuada ocorre de três maneiras principais: fragmentação e divisão binária (cissiparidade):

  • Por divisão binária, uma célula-mãe se divide e forma duas células-filhas geneticamente idênticas. Esse processo ocorre, principalmente, nas algas unicelulares.

  • Na fragmentação ocorre a fragmentação (quebra) do talo de uma alga em dois. Após a quebra, cada talo se divide por mitose produzindo dois novos talos.


A reprodução sexuada das algas pode ocorrer de três maneiras: meiose zigótica, conjugação e alternância de gerações:

  • Na conjugação, que acontece nas algas verdes filamentosas, ocorre a troca de material genético por meio de uma ponte entre células sexualmente compatíveis. Após a fusão é gerado um zigoto diploide que se divide por meiose e gera novos seres haploides.

Créditos: Sóbiologia

  • Na meiose zigótica, dois organismos adultos haploides sexualmente compatíveis se fundem, num processo denominado plasmogamia (fusão do citoplasma). Após essa fusão, ocorre a fusão dos núcleos, ou cariogamia, que funde o material genético. Esses processos formam um zigoto diploide. Esse zigoto, então, se divide por meiose e gera quatro novos organismos haploides.

Créditos: Sóbiologia

  • Na alternância de gerações, que ocorre em algumas algas verdes, vermelhas e pardas, a alga passa por uma fase diploide (esporófito) e uma fase haploide (gametófito). Quando o organismo é esporófito, ele gera quatro esporos haploides que amadurecem por mitose e formam gametófitos maduros. Esses gametófitos geram esporos, que fecundam formando um zigoto. O zigoto, por sua vez, origina um novo esporófito.

Créditos: Sóbiologia


Protozoários:


Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu.

Uma característica típica de suas células é a presença de vacúolos contráteis ou pulsáteis, com função de realizar regulação osmótica.

Devido à diferença de concentração entre o citoplasma e o ambiente externo, há entrada constante de água por osmose. Assim, o vacúolo controla a quantidade de água, recolhendo e eliminando o excesso.


Classificação


As suas classificações são de acordo com o seu meio de locomoção. Podendo ela ser por meio de flagelos, cílios e ainda existem aqueles que possuem extensões fluidas do próprio corpo. Classificando-os assim:

  • Filo Sarcodina: Possui uma locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica);

  • Filo Mastigophora: Possui o deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e Trichonympha);

  • Filo Ciliophora: Sua movimentação é mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium);

  • Filo Sporozoa: não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária)

Reprodução:


Reproduzem-se assexuada e/ou sexuadamente.

A reprodução sexuada ocorre por conjugação, que consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e troca de material genético dos micronúcleos.

A digestão desses seres é intracelular, chamado de fagocitose. Eles lançam pseudópodes (projeção da membrana celular) para englobar o alimento. Dentro dessa bolsa, fagossomo, onde fica o alimento são lançadas enzimas para digestão. Quando o fagossomo está com enzimas passa a ser chamado de fagolisossomo, o vacúolo digestivo, lançando o que não foi digerido para fora da célula, processo chamado de clasmocitose.


A reprodução assexuada ocorre por meio da divisão binária ou bipartição longitudinal.


Bons estudos.


Referencias bibliográficas:

https://www.todamateria.com.br/protozoarios/

http://cienciasbiologicas119.blogspot.com.br/2014/11/protozoarios.html

https://corujabiologa.wordpress.com/2017/08/15/vamos-cultivar-protozoarios-de-uma-poca-de-agua/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-protista.htm

https://planetabiologia.com/os-protozoarios-caracteristicas-classificacao-resumo/

https://www.slideshare.net/nelsoncosta1829/aula-completa-reino-protista



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page