top of page
Foto do escritorGuilhherme Ferreira Cruz

Artrópodes

Com cerca de um milhão de espécies descritas, o filo Arthropoda é o mais numeroso do reino animal, representado por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as lacraias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). São seres triblásticos, celomados (esquizocelomado) protostômios e que contém simetria bilateral.

Características

  • Exoesqueleto: Tem origem epidérmica e é formado por quitina, que dá rigidez e impermeabilidade. Limitando assim o crescimento que só ocorre periodicamente (muda)

  • Muda: Quando o artrópode se desfaz do exoesqueleto velho é denominado muda ou ecdise. No qual o novo exoesqueleto fica temporariamente mole e pouco resistente, permitindo o crescimento.


  • Apêndices articulados: São patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos: pés.

  • Artropodização/Tagmatização: Fusão dos metâmeros e a formação de peças maiores (teoria do surgimento dos artrópodes através de anelídeos ancestrais).

Características Anatomia e Fisiologia

  • Sistema digestório: O sistema digestório é completo (boca e ânus), com peças bucais (mandíbulas, quelíceras, entre outras) adaptadas à alimentação, tubo digestório com regiões diferenciadas e glândulas acessórias. A digestão é extracelular.

  • Sistema circulatório: O sistema circulatório é aberto (lacunar), com um coração dorsal que bombeia a hemolinfa (líquido sanguíneo) por espaços dentro do corpo

  • Sistema respiratório: O sistema respiratório está presente e varia de acordo com o grupo: nos crustáceos é feita por brânquias realizando as trocas gasosas entre a água e a hemolinfa, nos insetos é por traqueias, que levam o ar direto aos tecidos e nos aracnídeos por filotraqueias

  • Sistema nervoso: O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão nervoso ventral com pares de gânglios distribuídos por segmento.

  • Reprodução: A reprodução é sexuada (com presença de gametas) e a maioria dos artrópodes é dioica (sexos separados). Em geral, nos crustáceos a fecundação é externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com vários estágios larvais, nos insetos e aracnídeos a fecundação é interna, sendo que nos insetos o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com ocorrência de metamorfose completa ou gradual.

Desenvolvimento: O desenvolvimento pode ser dividido em três tópicos: o ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.

  • Ametábolos: A partir do ovo sai um indivíduo pequeno, mas com todas as características do adulto



  • Hemimetábolos: A partir do ovo já eclode um individuo semelhante ao adulto exceto que falta as asas (características do adulto)



  • Holometábolos: A partir do ovo até o estágio adulto passa por difernetes instares (ovo - larva - pupa - imago ou adulto).



Classificação

  • Crustáceos: São exemplos o camarão, a lagosta, o caranguejo, entre outros. A maioria dos crustáceos são aquáticos, principalmente marinhos. Seu corpo é formado por cefalotórax e abdome. Na região anterior, há dois olhos, dois pares de antenas com função sensorial e 5 pares de patas. No abdome se encontra patas mais curtas e parecidas com remos que permitem nadar. No cefalotórax há também as brânquias, protegidas pela carapaça. Tendo a sua fecundação interna e o desenvolvimento ametábolos.



  • Aracnídeos: Os aracnídeos incluem as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Apresentam quatro pares de patas e não possuem antenas. O seu corpo apresenta cefalotórax e abdome. Sua digestão é extracorporal e em sua maioria são dioicos. A fecundação é interna,porém algumas fêmeas de ácaro põem ovos que se desenvolve por partenogênese (desenvolvimento do óvulo sem fecundação). Tendo o seu desenvolvimento direto e indireto.



  • Insetos: É o grupo animal com maior numero de espécies. O corpo do inseto é divido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça se encontra a boca, com apêndices adaptados ao alimento e também estruturas sensoriais como um par de olhos não pedunculados e um par de antenas.No tórax, que tem três segmentos e é o centro locomotor, há três pares de pernas, um por segmento. A maioria dos insetos possuem um ou dois pares de asas. O abdome apresenta importantes estruturas, como o intestino, o coração entre outros. Na lateral estão os espiráculos (abertura do sistema respiratório traqueal). Os insetos são dioicos, possuem a fecundação interna e o seu desenvolvimento se encaixa nos três tipos (ametábolos, hemimetábolos, holometábolos)



  • Miriápodes: Esse grupo é constituído de animais com muitas patas, sendo mais conhecidas a classe dos diplópodes, que contém dois pares de patas em cada segmento e entre eles estão o piolho de cobra ou embuá (animais que têm entre 25 e 100 patas, sendo duas por segmento), e dos quilópodes, que contém um par de patas em cada segmento (entre 15 e 170 patas ), entre eles, a lacraia ou centopeia.


Bons estudos.


Fontes:

Livro Didático

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page