top of page
Foto do escritorGuilhherme Ferreira Cruz

Nematelmintos

Os nematelmintos (nemato=fio + helminto=verme) são vermes de corpo cilíndrico. Seu corpo é alongado, afilado nas pontas e não possui segmentação. Os nematoides são, em sua maioria, parasitas, mas alguns são de vida livre e podem viver na água doce ou salga e em ambientes úmidos.

Características gerais:

  • Triblásticos – os nematelmintos possuem três folhetos embrionários: a endoderme, que gera o epitélio gástrico e reveste o intestino; a mesoderme, que gera os músculos; e a ectoderma, que gera a epiderme.

  • Pseudocelomados – possuem uma cavidade revestida parcialmente pelo mesoderma e parcialmente pelo endoderma, formando, assim um pseudoceloma. Essa cavidade tem função vascular, pois realiza o transporte de nutriente e auxilia nas trocas gasosas. Além disso, ajuda a formar o esqueleto hidrostático, que, por sua vez, auxilia na locomoção do corpo.


  • Cutícula – os nematoides são dotados de uma camada quitinosa denominada cutícula que os reveste externamente. A cutícula tem a função de proteger o indivíduo contra desidratação, pH alto ou baixo e contra choques mecânicos. Essa é uma importante característica dos Nematódeos, que puderam, a partir da cutícula, se tornar imunes a ácidos liberados dentro do intestino de organismos parasitados pelos mesmos.

  • Muda – a troca da cutícula é denominada muda. Os nematoides realizam a muda pois necessitam, sempre, de uma cutícula cada vez maior devido ao seu constante crescimento. A muda é regulada por um hormônio, a ecdisona. Devido a presença de ecdisona no seu organismo, os nematelmintos são colocados dentro de um grupamento dos animais que possuem esse hormônio, o grupo Ecdysozoa.

  • Sistema digestório completo – o sistema digestório dos nematoides possui boca - formada primeiramente (protostômios) – faringe, intestino e ânus.


  • Sistema excretor – formado por dois tubos longitudinais (tubos em H) alocados na parede do corpo. Os tubos se encontram na parte anterior do corpo, onde existe um poro excretor posterior à boca.


  • Sistema nervoso – o sistema nervoso dos nematódeos é chamado de Anel nervoso Periesofagiano. É constituído por um aglomerado de células nervosas em formato de anel em volta do tubo digestório e por dois cordões nervosos longitudinais, um dorsal e outro ventral.


  • Sistema respiratório – os nematódeos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas se dão por difusão através da parede corporal.

  • Dioicos – possuem sexos separados e dimorfismo sexual; ou seja, as fêmeas são fisicamente diferentes dos machos. Possuem gônadas dentro do seu corpo com testículo, produtores de espermatozoides ou ovários, produtores de óvulos. A fecundação é direta.


Bons estudos.


Referências Bibliográficas:

Livro de Biologia

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page