Classificação é algo natural para seres humanos. Desde que somos bebês, classificamos sons, imagens, cheiros e gostos como familiares e não-familiares. Deste modo, os seres humanos sentiram a necessidade de classificar as coisas.
Um dos primeiros pensadores que prosseguiu com essa ideia foi Platão, que criou a ideia de categorias nas quais poderíamos encaixar seres vivos, entre elas surge o nome “espécie”. Aristóteles, também na Grécia, deu prosseguimento a esse pensamento e escreveu um livro intitulado “Katetopias” (categorias). Neste livro, os seres vivos, de acordo com certos critérios, eram divididos em categorias. Dessa vez, surgiram nomes como “espécie” e “genêro”.
Carl von Linné
Carolus Linnaeus (latinizado) foi um cientista e botânico sueco. Nascido em 1707, Linnaeus ficou mundialmente reconhecido por suas pesquisas com plantas e por seu sistema de classificação biológica. Escreveu em 1735 seu mais importante livro, “Systema Naturae”, onde apresentou seu método de classificação e nomeação dos seres vivos.
Seu método de classificação utiliza critérios morfológicos, bioquímicos, anatômicos e fisiológicos; e dividia os seres nas seguintes categorias sistemáticas:
· Reino
· Filo
· Classe
· Ordem ( Rei Ficou Claramente Orgulhoso da Família do Genro Escolhido )
· Família
· Gênero
· Espécie
Linnaeus também foi o responsável pela criação de um método para nomear as diferentes espécies de seres vivos. Tal método ficou conhecido como “nomenclatura binomial”.
Como Utilizar A Nomenclatura Binomial
Ex: Homo sapiens
1º regra: É binomial, ou seja, possui dois nomes
2ª regra: Os nomes devem ser em latim ou latinizados
3ª regra: Se estiver sendo escrito de forma digital, os nomes devem ser em Itálico. Caso esteja sendo manuscrito, os nomes devem ser sublinhados
4ª regra: A letra inicial do primeiro nome deve ser Maiúscula e a letra inicial do segundo nome deve ser minúscula
ATENÇÃO: O primeiro nome designa o Gênero. O primeiro nome acompanhado do segundo nome designam a Espécie, porém o segundo nome é o que representa a espécie.
Bons estudos.
Referências bibliográficas:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/classificacao-biologica.htm
https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/
Matéria dada em aula
Comments